Consultores jurídicos internos alertam para crescentes riscos com o aumento do volume dos serviços de notificações e intimações judiciais (SOPs)
O volume dos serviços de notificações e intimações judiciais (SOPs), o procedimento legal pelo qual uma parte cita formalmente a outra sobre uma ação judicial, vem crescendo vertiginosamente nos EUA, o que amplia a pressão operacional e o risco de descumprimento para os departamentos jurídicos internos. Isto é o que indica um novo estudo nacional encarregado pela CSC, empresa líder do setor em serviços de agentes registrados e conformidade.
A CSC entrevistou 250 consultores jurídicos internos seniores nos EUA e descobriu que o aumento do volume de SOPs e as crescentes preocupações com a precisão dos dados vêm intensificando tanto o risco como a pressão da carga de trabalho.1Os entrevistados mencionaram a precisão dos dados como um desafio significativo para administrar SOPs (61%), seguida pelo aumento do volume de SOPs (56%). Mais de três quartos (76%) afirmaram que seus departamentos estão gastando “muito” ou “excessivo” tempo administrando SOPs, o que revela as crescentes demandas operacionais impostas aos departamentos jurídicos.
O crescimento da complexidade dos SOPs, impulsionada por novas e diferentes regulamentações estatais, aumenta a exposição a riscos de descumprimento. A maioria dos entrevistados (59%) indicou que a administração de SOPs em diversos estados com requisitos distintos está causando falhas operacionais, enquanto um terço (34%) destacou problemas com a fragmentação do recebimento de dados entre os estados. À medida que as cargas de trabalho aumentam, muitos departamentos vêm coordenando com vários parceiros externos e sistemas internos que aplicam diferentes padrões para o gerenciamento de dados e privacidade de SOPs. O mosaico de regulamentações de privacidade em cada estado agrava ainda mais estes desafios, o que aumenta a possibilidade de inconsistências ao tratar informações sensíveis.
“Com um processo de SOP mais complexo, se torna mais desafiador permanecer dentro dos limites destas regulamentações, o que implica no risco de danos financeiros eàreputação”, sinalizou Paul Mathews, Diretor de Gestão de Produtos da CSC. “Neste ambiente, a parceria com agentes registrados experientes que combinam profunda experiência em SOPs e tecnologia integrada passou a ser essencial para manter a conformidade, a consistência e a rapidez.”
O rápido aumento da arbitragem em massa está agravando estes desafios, com 93% dos entrevistados a identificando como uma preocupação crucial que eleva o risco e a complexidade de administrar SOPs. Três quartos (73%) já observaram um crescimento nos erros de notificação.
A tecnologia está introduzindo novas soluções, bem como desafios
Os departamentos jurídicos e de conformidade recorrem cada vez maisàtecnologia para lidar com o aumento da pressão, mas quase todos (96%) os entrevistados expressaram preocupação com o fato de as plataformas tecnológicas atuais não são capazes de atender as demandas de SOPs de modo oportuno e preciso, com mais da metade informando estar muito preocupada.
Quase todos os entrevistados (97%) disseram usar IA para SOPs de alguma forma, com pouco mais de um terço (36%) descrevendo sua adoção como significativa. Muitos também esperam que a IA aumente ainda mais o volume de apresentações.
“Um dos principais pontos fortes da IA é o reconhecimento de padrões. Os escritórios de advocacia que representam demandantes farão uso dela para ajudar a identificar mais potenciais reivindicantes”, acrescentou Mathews. “A IA propicia tanto uma grande oportunidade como uma ameaça. Bem utilizada, oferece muitos benefícios e pode poupar muito tempo. Mas, sendo mal utilizada, pode gerar confusão, criando desafios referentesàintegridade e precisão dos dados.”
A infraestrutura legada e as limitações de pessoal também dificultam o desempenho. 71% dos entrevistados disseram que diversos sistemas não integrados prejudicam a administração de SOPs, enquanto 59% ainda efetuam algum tipo de rastreamento ou registro manual, e quase metade (49%) relata usar tecnologia obsoleta que torna as operações mais lentas e aumenta o risco de erros.
Para aliviar a pressão e aprimorar a escalabilidade, 70% dos departamentos esperam aumentar a terceirização de SOPs em 2025, com 81% antecipando um crescimento ainda maior nos próximos três anos,àmedida que os departamentos jurídicos buscam parcerias especializadas e com recursos tecnológicos, capazes de administrar o processo de SOP de modo consistente.
Como parceira de confiança de mais de 90% das empresas da Fortune 500 e fundada em 1899 para simplificar a maneira como as corporações eram formadas, operavam e mantinham a conformidade, a CSC aproveita décadas de experiência como agente registrado e em SOPS, ao combinar atendimento especializado com tecnologia avançada para administrar processos complexos em vários estados com precisão e rapidez.
Para receber uma cópia do relatório da CSC, “O Estado dos Serviços de Notificações e Intimações Judiciais em 2025: Acompanhando o Aumento da Demanda de SOPs”, entre em contato conosco em cscteam@cdrconsultancy.com.
Sobre a CSC
A CSC é a parceira de confiança escolhida por mais de 90% das empresas relacionadas na Fortune 500.®, mais de 90% das 100 Melhores Marcas Globais (Interbrand®) e mais de 70% das empresas do PEI 300. Somos o principal provedor mundial de soluções de administração global de negócios e conformidade, serviços de administração especializados para gestores de ativos alternativos em diversas estratégias de fundos, transações envolvendo participantes do mercado de capitais, tanto públicos como privados, gerenciamento de sistemas de nomes de domínio e proteção de marca digital e contra fraudes, além de soluções de software para impostos corporativos. Fundada em 1899 e com sede em Wilmington, Delaware, EUA, a CSC sente orgulho de ser uma empresa privada e administrada profissionalmente há mais de 125 anos. A CSC possui escritórios e operações em mais de 140 jurisdições na Europa, Américas, Ásia-Pacífico e Oriente Médio. Somos uma empresa multinacional capaz de fazer negócios onde quer que nossos clientes estejam, e conseguimos isto ao empregar especialistas em cada setor que atendemos. We are the business behind business® (Somos a empresa por trás das empresas). Saiba mais em cscglobal.com.
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1 A CSC, em parceria com a Pure Profile, entrevistou 250 pessoas nos EUA que ocupam funções de liderança em departamentos jurídicos internos. Os participantes da pesquisa representavam vários setores, incluindo tecnologia, fabricação, serviços jurídicos e seguros. |
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Fonte: BUSINESS WIRE
