A Aeromexico foi nomeada a companhia aérea global mais pontual em 2024:
A Cirium, a fonte de análise de aviação mais confiável do mundo, anunciou hoje os vencedores de sua Avaliação de Pontualidade de 2024, celebrando as companhias aéreas e os aeroportos que se destacaram em pontualidade e operacionalidade.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250101964059/pt/
Cirium On-Time Performance Review 2024 (Photo: Business Wire)
O relatório anual da Cirium é o padrão de excelência para análises de desempenho de companhias aéreas e aeroportos em nível global. Um voo pontual é definido como aquele que chega ao portão de desembarque dentro de 14 minutos e 59 segundos do horário programado. Os aeroportos medem a pontualidade considerando os voos que decolam dentro de 14 minutos e 59 segundos do horário de partida previsto.
A companhia aérea de bandeira do México está no topo das classificações globais
A Aeromexico conquistou o prestigioso título de “Companhia Aérea Global” mais pontual em 2024, alcançando uma impressionante taxa de pontualidade de 86,70%. A Saudia ficou em segundo lugar com 86,35%, enquanto a Delta Air Lines garantiu o terceiro lugar com 83,46%, continuando a demonstrar sua confiabilidade operacional no cenário mundial.
A Avaliação Anual da Cirium também reconhece a excelência operacional das companhias aéreas em todo o mundo, com cinco prêmios regionais. A Iberia Express, membro do International Airlines Group, obteve sucesso como a companhia aérea mais pontual da Europa e a companhia aérea de baixo custo mais pontual do mundo. A Japan Airlines ficou em primeiro lugar na região Ásia-Pacífico, apenas um poucoàfrente da All Nippon Airways.
A Delta Air Lines continuou seu domínio na América do Norte, enquanto a Copa Airlines alcançou a 10ª vitória na América Latina. A Safair também ganhou o prêmio de companhia aérea mais pontual no Oriente Médio e na África. As tabelas completas dos resultados por região e categoria são apresentadas abaixo.
O Aeroporto King Khalid de Riad recebe as honras máximas na categoria Aeroporto Global
Nas categorias de aeroportos, o Aeroporto Internacional King Khalid de Riad, a porta de entrada para a capital da Arábia Saudita, conquistou o prestigioso título de “Aeroporto Global” mais pontual deste ano, com impressionantes 86,65% dos voos partindo no horário. O hub do Oriente Médio se destacou ainda mais ao garantir a vitória na categoria “Aeroporto de grande porte”, superando os principais concorrentes de todas as partes do mundo.
O título de “Aeroporto de médio porte” mais pontual foi concedido ao Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá – a base da vencedora latino-americana Copa Airlines, enquanto o vencedor da categoria “Aeroporto de pequeno porte” foi o Aeroporto Internacional de Guayaquil Jose Joaquin de Olmedo, no Equador.
Reconhecimento especial de excelência operacional: o Prêmio Cirium Platinum
A Delta Air Lines liderou a tabela pelo quarto ano consecutivo, recebendo o Prêmio Platinum da Cirium por excelência operacional global. Esse prestigioso prêmio vem no momento em que a companhia aérea com sede em Atlanta continua a ser elogiada por seu compromisso inabalável com o desempenho operacional.
O prêmio Platinum considera a complexidade da rede da companhia aérea, o volume de voos e a capacidade de limitar o impacto das interrupções de voos sobre os passageiros durante todo o ano. A companhia aérea foi reconhecida por sua pontualidade ao longo de 2024, com 83,46%, em mais de 1.712.529 voos totais em 2024.
Este ano, a Cirium também concedeu seu primeiro Prêmio Platinum anual a um aeroporto global, com o Aeroporto Internacional El Dorado em Bogotá, Colômbia, recebendo esse prestigioso prêmio. O Prêmio Platinum para Aeroportos considera um conjunto mais amplo de fatores, incluindo o impacto dos atrasos sobre os passageiros, a duração das interrupções, a complexidade operacional e o apelo do aeroporto, com um foco especial no crescimento. Essa abordagem holística destaca a excelência em várias dimensões, estabelecendo uma nova referência na avaliação do desempenho do aeroporto.
Jeremy Bowen, CEO da Cirium, declarou: “Em um setor definido pela complexidade operacional, estamos extremamente orgulhosos de celebrar as companhias aéreas e os aeroportos que ofereceram aos clientes os voos mais pontuais e o melhor desempenho em 2024, reconhecendo sua excelência operacional”.
“2024 foi um ano difícil para as companhias aéreas, enfrentando uma interrupção de TI em larga escala e padrões climáticos atípicos e severos. Apesar desses desafios, essas companhias aéreas e aeroportos trabalharam incansavelmente para garantir que seus clientes tivessem uma viagem tranquila e chegassem ao destino pontualmente”.
“Parabenizamos todos os vencedores da Avaliação de Pontualidade deste ano, cada um estabelecendo novos padrões de excelência operacional. Um reconhecimento especial vai para a Delta Air Lines, que continua sua impressionante sequência de vitórias com o Prêmio Platinum da Cirium para companhias aéreas, para a Copa Airlines, que alcançou seu décimo título como a companhia aérea mais pontual da América Latina, para a Iberia Express, por seu desempenho consistente como a companhia aérea mais pontual da Europa, e para o Aeroporto El Dorado, em Bogotá, por conquistar o primeiro Prêmio Platinum da Cirium para um aeroporto”.
Agora em seu 16º ano, a Avaliação de Pontualidade da Cirium continua sendo o principal padrão para monitorar o desempenho operacional das companhias aéreas em nível global. Alimentada pelos vastos e imparciais dados da Cirium – provenientes de mais de 600 fontes em tempo real, incluindo companhias aéreas, aeroportos, sistemas globais de distribuição e autoridades de aviação civil –, oferece uma visão completa e objetiva do setor. O programa é ainda fortalecido pela orientação de um conselho consultivo independente composto por experientes especialistas do setor com décadas de experiência.
A Avaliação de Pontualidade completa da Cirium para 2024 está disponível para visualização e download em www.cirium.com/on-time-performance.
Notas para os editores:
Os resultados de 2024 para os dez melhores desempenhos em todas as categorias incluem o seguinte:
As companhias aéreas líderes globais foram:
| 
 Classificação  | 
 Código da companhia aérea  | 
 Nome da companhia aérea  | 
 Desempenho dentro do prazo (OTP)  | 
| 
 1  | 
 AM  | 
 Aeroméxico  | 
 86,70%  | 
| 
 2  | 
 SV  | 
 Saudia  | 
 86,35%  | 
| 
 3  | 
 DL  | 
 Delta Air Lines  | 
 83,46%  | 
| 
 4  | 
 LA  | 
 LATAM Airlines  | 
 82,89%  | 
| 
 5  | 
 QR  | 
 Qatar Airways  | 
 82,83%  | 
| 
 6  | 
 AD  | 
 Azul Airlines  | 
 82,42%  | 
| 
 7  | 
 AV  | 
 Avianca  | 
 81,80%  | 
| 
 8  | 
 IB  | 
 Iberia  | 
 81,58%  | 
| 
 9  | 
 SK  | 
 Scandinavian Airlines  | 
 81,40%  | 
| 
 10  | 
 UA  | 
 United Airlines  | 
 80,93%  | 
Na Europa, as principais companhias aéreas foram:
| 
 Classificação  | 
 Código da companhia aérea  | 
 Nome da companhia aérea  | 
 Desempenho dentro do prazo (OTP)  | 
| 
 1  | 
 I2  | 
 Iberia Express  | 
 84,69%  | 
| 
 2  | 
 IB  | 
 Iberia  | 
 81,58%  | 
| 
 3  | 
 SK  | 
 Scandinavian Airlines  | 
 81,40%  | 
| 
 4  | 
 VY  | 
 Vueling Airlines  | 
 81,20%  | 
| 
 5  | 
 DY  | 
 Norwegian  | 
 79,23%  | 
| 
 6  | 
 UX  | 
 Air Europa  | 
 78,99%  | 
| 
 7  | 
 OS  | 
 Austrian Airlines  | 
 78,72%  | 
| 
 8  | 
 SN  | 
 Brussels Airlines  | 
 77,77%  | 
| 
 9  | 
 LO  | 
 LOT Polish Airlines  | 
 77,72%  | 
| 
 10  | 
 D8  | 
 Norwegian Air Sweden  | 
 76,04%  | 
Na América do Norte, as principais companhias aéreas foram:
| 
 Classificação  | 
 Código da companhia aérea  | 
 Nome da companhia aérea  | 
 Desempenho dentro do prazo (OTP)  | 
| 
 1  | 
 DL  | 
 Delta Air Lines  | 
 83,46%  | 
| 
 2  | 
 UA  | 
 United Airlines  | 
 80,93%  | 
| 
 3  | 
 AS  | 
 Alaska Airlines  | 
 79,25%  | 
| 
 4  | 
 AA  | 
 American Airlines  | 
 77,78%  | 
| 
 5  | 
 WN  | 
 Southwest Airlines  | 
 77,77%  | 
| 
 6  | 
 NK  | 
 Spirit Airlines  | 
 76,05%  | 
| 
 7  | 
 B6  | 
 JetBlue Airlines  | 
 74,53%  | 
| 
 8  | 
 F9  | 
 Frontier Airlines  | 
 71,57%  | 
| 
 9  | 
 AC  | 
 Air Canada  | 
 71,36%  | 
| 
 10  | 
 WS  | 
 WestJet  | 
 70,99%  | 
Na região Ásia-Pacífico, as principais companhias aéreas foram:
| 
 Classificação  | 
 Código da companhia aérea  | 
 Nome da companhia aérea  | 
 Desempenho dentro do prazo (OTP)  | 
| 
 1  | 
 JL  | 
 Japan Airlines  | 
 80,90%  | 
| 
 2  | 
 NH  | 
 All Nippon Airways  | 
 80,62%  | 
| 
 3  | 
 SQ  | 
 Singapore Airlines  | 
 78,67%  | 
| 
 4  | 
 NZ  | 
 Air New Zealand  | 
 77,58%  | 
| 
 5  | 
 FD  | 
 Thai AirAsia  | 
 77,46%  | 
| 
 6  | 
 VN  | 
 Vietnam Airlines  | 
 76,70%  | 
| 
 7  | 
 PR  | 
 Philippine Airlines  | 
 76,06%  | 
| 
 8  | 
 GA  | 
 Garuda Indonesia Airlines  | 
 75,30%  | 
| 
 9  | 
 CX  | 
 Cathay Pacific Airlines  | 
 75,19%  | 
| 
 10  | 
 QF  | 
 Qantas Airways  | 
 73,93%  | 
Na América Latina, as principais companhias aéreas foram:
| 
 Classificação  | 
 Código da companhia aérea  | 
 Nome da companhia aérea  | 
 Desempenho dentro do prazo (OTP)  | 
| 
 1  | 
 CM  | 
 Copa Airlines  | 
 88,22%  | 
| 
 2  | 
 AM  | 
 Aeroméxico  | 
 86,70%  | 
| 
 3  | 
 BW  | 
 Caribbean Airlines  | 
 85,47%  | 
| 
 4  | 
 G3  | 
 Gol Linhas Aereas  | 
 84,09%  | 
| 
 5  | 
 AR  | 
 Aerolineas Argentinas  | 
 83,06%  | 
| 
 6  | 
 LA  | 
 LATAM Airlines  | 
 82,89%  | 
| 
 7  | 
 AD  | 
 Azul Airlines  | 
 82,42%  | 
| 
 8  | 
 AV  | 
 Avianca  | 
 81,80%  | 
| 
 9  | 
 H2  | 
 Sky Airlines  | 
 76,67%  | 
| 
 10  | 
 JA  | 
 JetSmart Chile  | 
 73,23%  | 
No Oriente Médio e na África, as principais companhias aéreas foram:
| 
 Classificação  | 
 Código da companhia aérea  | 
 Nome da companhia aérea  | 
 Desempenho dentro do prazo (OTP)  | 
| 
 1  | 
 FA  | 
 Safair  | 
 93,82%  | 
| 
 2  | 
 WY  | 
 Oman Air  | 
 90,27%  | 
| 
 3  | 
 RJ  | 
 Royal Air Jordanian  | 
 87,02%  | 
| 
 4  | 
 SV  | 
 Saudia  | 
 86,35%  | 
| 
 5  | 
 KU  | 
 Kuwait Airways  | 
 84,63%  | 
| 
 6  | 
 GF  | 
 Gulf Air  | 
 84,11%  | 
| 
 7  | 
 QR  | 
 Qatar Airways  | 
 82,83%  | 
| 
 8  | 
 EY  | 
 Etihad Airways  | 
 76,91%  | 
| 
 9  | 
 EK  | 
 Emirates  | 
 74,42%  | 
| 
 10  | 
 FZ  | 
 Flydubai  | 
 70,44%  | 
As principais companhias aéreas de baixo custo foram:
| 
 Classificação  | 
 Código da companhia aérea  | 
 Nome da companhia aérea  | 
 Desempenho dentro do prazo (OTP)  | 
| 
 1  | 
 I2  | 
 Iberia Express  | 
 84,69%  | 
| 
 2  | 
 G3  | 
 Gol  | 
 84,09%  | 
| 
 3  | 
 AD  | 
 Azul Airlines  | 
 82,42%  | 
| 
 4  | 
 MM  | 
 Peach Aviation  | 
 82,32%  | 
| 
 5  | 
 VY  | 
 Vueling Airlines  | 
 81,20%  | 
| 
 6  | 
 G4  | 
 Allegiant Air  | 
 79,31%  | 
| 
 7  | 
 DY  | 
 Norwegian  | 
 79,23%  | 
| 
 8  | 
 QZ  | 
 Indonesia AirAsia  | 
 78,97%  | 
| 
 9  | 
 WN  | 
 Southwest Airlines  | 
 77,77%  | 
| 
 10  | 
 FD  | 
 Thai AirAsia  | 
 77,46%  | 
Os líderes globais de aeroportos foram:
| 
 Classificação  | 
 Código do aeroporto  | 
 Nome do aeroporto  | 
 Desempenho dentro do prazo (OTP)  | 
| 
 1  | 
 RUH  | 
 Aeroporto Internacional Rei Khalid de Riad  | 
 86,65%  | 
| 
 2  | 
 LIM  | 
 Aeroporto Internacional de Lima Jorge Chavez  | 
 84,57%  | 
| 
 3  | 
 MEX  | 
 Aeroporto Internacional Benito Juarez, Cidade do México  | 
 84,04%  | 
| 
 4  | 
 SLC  | 
 Aeroporto Internacional de Salt Lake City  | 
 83,80%  | 
| 
 5  | 
 SCL  | 
 Aeroporto Internacional Santiago Arturo Merino Benitez  | 
 82,84%  | 
| 
 6  | 
 MSP  | 
 Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul  | 
 82,27%  | 
| 
 7  | 
 IAD  | 
 Aeroporto Internacional Washington Dulles  | 
 82,23%  | 
| 
 8  | 
 DTW  | 
 Aeroporto Metropolitano de Detroit Wayne County  | 
 82,06%  | 
| 
 9  | 
 OSL  | 
 Aeroporto de Oslo Gardermoen  | 
 81,91%  | 
| 
 10  | 
 DOH  | 
 Aeroporto Internacional de Doha Hamad  | 
 81,38%  | 
Os líderes dos aeroportos de grande porte foram:
| 
 Classificação  | 
 Código do aeroporto  | 
 Nome do aeroporto  | 
 Desempenho dentro do prazo (OTP)  | 
| 
 1  | 
 RUH  | 
 Aeroporto Internacional Rei Khalid de Riad  | 
 86,65%  | 
| 
 2  | 
 HNL  | 
 Aeroporto Internacional de Honolulu  | 
 85,45%  | 
| 
 3  | 
 LIM  | 
 Aeroporto Internacional de Lima Jorge Chavez  | 
 84,57%  | 
| 
 4  | 
 MEX  | 
 Aeroporto Internacional Benito Juarez, Cidade do México  | 
 84,04%  | 
| 
 5  | 
 SLC  | 
 Aeroporto Internacional de Salt Lake City  | 
 83,80%  | 
| 
 6  | 
 SCL  | 
 Aeroporto Internacional Santiago Arturo Merino Benitez  | 
 82,84%  | 
| 
 7  | 
 LGA  | 
 Aeroporto LaGuardia de Nova York  | 
 82,39%  | 
| 
 8  | 
 MSP  | 
 Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul  | 
 82,27%  | 
| 
 9  | 
 IAD  | 
 Aeroporto Internacional Washington Dulles  | 
 82,23%  | 
| 
 10  | 
 DTW  | 
 Aeroporto Metropolitano de Detroit Wayne County  | 
 82,06%  | 
Os líderes aeroportos de médio porte foram:
| 
 Classificação  | 
 Código do aeroporto  | 
 Nome do aeroporto  | 
 Desempenho dentro do prazo (OTP)  | 
| 
 1  | 
 PTY  | 
 Aeroporto Internacional Tocumen do Panamá  | 
 90,34%  | 
| 
 2  | 
 BSB  | 
 Aeroporto Internacional de Brasília  | 
 88,19%  | 
| 
 3  | 
 ITM  | 
 Aeroporto Internacional de Osaka Itami  | 
 88,18%  | 
| 
 4  | 
 SDU  | 
 Aeroporto Santos Dumont do Rio de Janeiro  | 
 88,17%  | 
| 
 5  | 
 PDX  | 
 Aeroporto Internacional de Portland  | 
 84,86%  | 
| 
 6  | 
 SJC  | 
 Aeroporto Internacional San Jose Mineta  | 
 84,74%  | 
| 
 7  | 
 AEP  | 
 Aeródromo de Buenos Aires Jorge Newbery  | 
 83,30%  | 
| 
 8  | 
 VCP  | 
 Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas  | 
 83,26%  | 
| 
 9  | 
 SMF  | 
 Aeroporto Internacional de Sacramento  | 
 82,77%  | 
| 
 10  | 
 KWI  | 
 Aeroporto Internacional do Kuwait  | 
 81,59%  | 
Os líderes aeroportos de pequeno porte foram:
| 
 Classificação  | 
 Código do aeroporto  | 
 Nome do aeroporto  | 
 Desempenho dentro do prazo (OTP)  | 
| 
 1  | 
 GYE  | 
 Aeroporto Internacional de Guayaquil José Joaquin de Olmedo  | 
 91,38%  | 
| 
 2  | 
 UIO  | 
 Aeroporto Internacional de Quito Mariscal Sucre  | 
 90,05%  | 
| 
 3  | 
 CPT  | 
 Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo  | 
 89,39%  | 
| 
 4  | 
 SAL  | 
 Aeroporto Internacional de El Salvador  | 
 89,33%  | 
| 
 5  | 
 KOA  | 
 Aeroporto Internacional Ellison Onizuka Kona  | 
 88,61%  | 
| 
 6  | 
 SVG  | 
 Aeroporto de Stavanger  | 
 86,73%  | 
| 
 7  | 
 BOI  | 
 Terminal Aéreo de Boise  | 
 86,21%  | 
| 
 8  | 
 NGO  | 
 Aeroporto Internacional de Nagoya Chubu Centrair  | 
 85,98%  | 
| 
 9  | 
 FOR  | 
 Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins  | 
 85,32%  | 
| 
 10  | 
 SSA  | 
 Aeroporto Internacional de Salvador  | 
 85,21%  | 
Sobre a Cirium
A Cirium® é a fonte mais confiável do mundo de análises de aviação. A empresa oferece dados poderosos e análises de vanguarda para potencializar um amplo espectro de participantes do setor. Ela vem equipando companhias aéreas, aeroportos, empresas de viagens, fabricantes de aeronaves e entidades financeiras com a clareza e a inteligência de que precisam para otimizar suas operações, tomar decisões com informação e acelerar o crescimento de receitas.
A Cirium® é parte da LexisNexis® Risk Solutions, uma empresa da RELX, que fornece ferramentas de análise e decisão com base em informações para clientes profissionais e empresariais. As ações da RELX PLC são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de cotação: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.
Para informações adicionais, siga a Cirium® no LinkedIn ou acesse cirium.com.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250101964059/pt/
Contato:
Para consultas de imprensa sobre a Cirium, envie um e-mail para media@cirium.com
Fonte: BUSINESS WIRE
