Especialista defende mais educação para salvar vidas no trânsito: “Não é só uma questão de regras, é de consciência”, diz professor Mário Ricardo Carvalho
Com o aumento no número de acidentes nas vias urbanas e rodovias, é preciso alertar para a urgência de reforçar a educação no trânsito como política pública contínua e eficaz. O professor e especialista em trânsito Mário Ricardo Carvalho, destaca que o caminho para reduzir mortes e acidentes está na formação cidadã e no comportamento consciente dos motoristas, pedestres e ciclistas.
“Educar para o trânsito vai muito além de ensinar a parar no sinal vermelho ou usar o cinto de segurança. Trata-se de formar cidadãos conscientes, que entendam que cada atitude no trânsito pode salvar ou tirar vidas”, afirma o professor e especialista em trânsito.
Os índices de imprudência ainda são os principais causadores de acidentes com mortes, com destaque para o uso do celular ao volante, o consumo de álcool e o excesso de velocidade. Para Mário Ricardo, isso evidencia a falência de um modelo baseado apenas na punição, e não na formação comportamental.
“As pessoas decoram regras para passar na prova da CNH, mas não são preparadas para conviver no trânsito com empatia e responsabilidade. Isso precisa mudar”, destaca o especialista.
O professor também defende a inclusão obrigatória de programas de educação para o trânsito nas escolas e ações permanentes de conscientização voltadas à população adulta.
“Se queremos transformar a cultura do trânsito no Brasil, precisamos começar nas salas de aula e continuar com campanhas que falem a linguagem das pessoas. Só assim teremos um trânsito mais humano e seguro”, conclui.
A fala de Mário Ricardo vem em um momento em que diversas cidades brasileiras realizam campanhas de conscientização, especialmente durante a Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.
Já no próximo dia 16 de outubro, data em que é comemorada o Dia do Instrutor de Trânsito, Mário Ricardo lembra da importância dos profissionais que atuam na formação de motoristas conscientes e responsáveis, indo além de apenas ensinar a dirigir e se dedicando à educação para um trânsito mais seguro.
Quem é Mário Ricardo Carvalho
Mário Ricardo Carvalho é palestrante, professor, educador e especialista em trânsito na área de Mobilidade Urbana com expertise em Legislação de Trânsito. É autor da palestra: “O Preço da Imprudência ”, com foco na educação e conscientização para um trânsito mais seguro.
Foi Professor da Universidade Nilton Lins e trabalhou como Educador de Trânsito e diretor geral de alguns Centro de Formação de Condutores no estado do Amazonas. Atualmente, é professor da Escola Pública de Trânsito/DETRAN-AM.
O especialista em trânsito está disponível para entrevistas e maiores esclarecimentos sobre o tema.